Atividades para interagir com as crianças

Quais são os direitos e os deveres das crianças?
21 de janeiro de 2019
Toda mãe é perfeita!
28 de janeiro de 2019

Atividades para interagir com as crianças

No post anterior falamos sobre o Estatuto Criança e Adolescente (ECA), e o nosso objetivo – com o trabalho da Galera NIN – é fazer nossas crianças entenderem que os direitos são sempre ouvidos, e que cumprir nossos deveres é uma obrigação natural.

 

Preparamos a dica de uma atividade para trazer conhecimento de forma lúdica, divertida e profunda.

 

1º passo: Comece o assunto questionando sobre o que é um direito e o que é um dever.

2º passo: Pergunte sobre o que eles acham que podemos fazer que pode vir a prejudicar as pessoas que estão a nossa volta.

3º passo: Divida um papel em duas partes, de um lado escreva os direitos e do outro os deveres.

 

Você pode fazer sugestão de um direito e a criança de um dever.

4º passo: Converse sobre a necessidade de estarmos sempre repensando nossas atitudes.

Propomos também que façamos sugestões de pequenas coisas que tornam nosso dia a dia melhor, como por exemplo:

  • Agradecer as pessoas sempre que nos fizerem algo de bom;
  • Segurar uma porta aberta para que alguém possa passar;
  • Ajudar pessoas idosas;
  • Colaborar nas atividades da casa;
  • Fazer os deveres escolares sem que ninguém precise ficar mandando, isso deve começar na volta às aulas; e
  • Respeitar os mais velhos.

Todos os dias avalie a criança.  Faça estrelas com papel e entregue a ela sempre que a avaliação foi positiva.

 

Dica extra: Faça combinados que, juntando 30 estrelas, a criança merece um “prêmio” que pode servir de estímulo. Todo o mês a criança pode verificar quantas estralas conseguiu.

 

Vamos tentar?

 

É uma forma divertida e bem didática de falar sobre os direitos e deveres de tosos nós!

 

Até o próximo post!

 

Com carinho,

Ana Cubas e Equipe do Grupo Vanessa Tobias


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *